MEMORIAL ALVINEGRO

TAÇA NORDESTE DE JUNIORES 1998

 Estréia com  goleada : ABC 5 x 1 Treze 

Neste domingo 14/11/2021 , que o Mais querido inicia participação na Copa Nordeste sub 20, enfentando a forte equipe do Sport Recife na Ilha do Retiro, recordemos a bonita vitoria sobre o galo da Boroborema.

lembro quando o gerente de futebol, saudoso Joilson Santana, comunicou para preparar a equipe visando a competição, atendendo convite da prefeitura de João Pessoa, organizadora da competição.

No mês anterior, o ABC havia recuperado a hegemonia estadual na categoria, com uma equipe talentosa formada pelo olho clinico de joilson, que colocou a disposição do competente técnico Wassil Mendes, jovens garimpados nas varis regioes do RN, contando com o conhecimento e a liderança do presidente Leonardo   Arruda em todo o estado.

Constituimos a delegação e rumamos para Bayeux, onde seriam realizados os jogos do nosso grupo, que tinha a fortissima equipe do Vitoria/BA, como cabeça de chave.

O destaque do 1o. jogo foi o atacante Rubens, na foto abaixo, com o troféu de artilheiro do estadual de juniores 1997. 


Rubens foi trazido de São Pedro do Potengi, por intermedio Joilson Santana e na competição de Joao Pessoa, chamou atenção do meu filho Bruno Victor, então com onze anos, que levei a "tiracolo" para Bayeux. brincaram bastante naqueles dias. 
Bruno, desde anos antes, já frequentava a esolinha do ABC, que tinha o comando do seu Nazário.

A escolinha, que deve estar associada ao depto. de marketing, tem entre os seus objetivos, formar o torcedor. O Bruno, hoje é sócio e ja transferiu a paixao pelo mais querido ao seu filho João Lucas
Meu neto, mantém a tradição da familia, iniciada por meu pai, Lavanere, ex atleta e sócio patrimonial.
Naquela taça Nordeste/98, a equipe alvinegra, contava também com o zagueiro Marcelo Henrique, hoje doutor em Fisiologia, filho do lateral Otavio, titular da equipe campeã pelo ABC em 1970. Na foto abaixo, na tarde da conquista do estadual, destaque para Rogério Souza, mehor atleta daquela final.
Ambos estiveram na competição realizada na paraíba, ao lado lateral Rildenis, também na foto.
Rildenis, inclusive marcou um dos gols no 2 x 2 com o Vitoria BA, resultado que classificou o ABC em 1o. lugar na chave. O outro gol foi marcado, por Wellington Jacaré (foto abaixo)
Jacaré, ainda tinha idade para joga nba categoria juvenil, mas logo integrou os juniores, graças a sua força e versatilidade , atuando em todas as posições do lado esquerdo do campo.
Wellington, hoje é secretario de esportes em Pendencias, sua cidade Natal. Rubens,  também liderança em sua cidade. O esporte forma cidadãos e promove inclusão social.
O ABC cumpriu campanha brilhante naquela Taça Nordeste de juniores, chegando ao vice campeonato e recebendo bonito troféu, que pode ser visto a direita da entrada sede adminsitrativa no complexo Vicente Farache. O mais querido nos anos seguintes, passaria a ser a equipe do Nordeste, com maior número de atletas revelados, inclusive para a seleção brasileira e futbeol europeu.  
Façamos a corrente positiva para a rapaziada realizar uma boa estreia na Copa Nordeste sub 20, hoje a tarde, no Recife.
A equipe chega credenciada pela campanha com 100 % de aproveitamento no estadual da categoria, sem sofrer gols. Assisti as cinco partidas e avalio que todo o sistema defensivo está apto a integrar o elenco de profissionais. O maior destaque, o volante Rafael, de ótima estatura , que inclusive marcou gol da vitória  diante do Alecrim nas 4as. de finais. Atleta que poderá ser muito útil, agora que o volante titular Felipe Manoel, não permanecerá no clube, devido a sua valorização e as limitãções orçamentarias do clube. O Vinicius Paulista está apto a assumir a titularidade, e como o Rafael, deve ser priorizado para a Copa SP, o jovem volante Arlyan,  destaque do Alecrim no sub 20 e seleções de Nisia Floresta e Arez na Liga Metropolitana, é talento promissor que pode coibir a lacuna. O mesmo ocorre com o menino Zé Carlos do Assu e seu companheiro de posição, ressaltando que os mesmos também estão classificados   para a copa São Paulo. Uma opção um pouco mais experiente, de 21 anos,o Roberto Junior, da seleção de Jucurutu. Foi fundamental na conquista da chave Oeste da copa Metropolitana, qundo sua equipe recebeu o troféu Francimario, homenagenado in memorian, aquele craque Jucurutuens. 

Comentários